4.13.2006

Os novos pecados

Relata a informação do dia de hoje que:

"Passar muitas horas a ver televisão, a navegar na Internet ou a ler jornais são actividades consideradas pelo Vaticano como "novos pecados", de acordo com a nova orientação enunciada pelo penitenciário-mor, o cardeal Francis Stafford.

O delegado do Papa para a cerimónia do rito da reconciliação (uma celebração católica tradicional em Roma retomada este ano) apresentou um longo elenco de perguntas a que os fiéis devem responder, em exame de consciência, antes de se aproximarem do sacramento da penitência.
Entre essas perguntas coloca-se a questão relativa à forma como se passa o tempo, comparando-se o investimento nos media (televisão, Internet e jornais) com o tempo despendido a "meditar e a ler a Sagrada Escritura".
De acordo com o Vaticano, passar muito tempo a ler jornais, a ver televisão ou a navegar na Internet diminui a dedicação à fé cristã, pelo que aquelas actividades devem ser consideradas como dos "novos pecados". in Público 13/04


Quando ouvi esta notícia esta manhã na televisão pensei: "Ha! já me esquecia! Hoje é 1 de Abril!" Belisquei-me novamente e não... afinal não era o dia das mentiras.
Fiquei atónito a olhar prá tv (lá está, a pecar) e a dar-me conta desta nova recomendação brilhante da Santa Sé. Eu à espera que se pronunciassem acerca do Irão, da paz pró mundo agora em altura de Páscoa, até da gripe das aves.. sei lá! Mas não (isso são de assuntos de interesse menor). O que é importante que as pessoas confessem esta páscoa é que: "Ah e tal, sr padre, ontem vi o noticiário da TVI! e pior! Depois vi a Floribela da Sic! ai aquela saia às flores.. aiai."
Por favor... proibir jornais, televisão e internet ao comum cidadão é tentar passar-lhe um atestado de burrice! é tentar fechar as mentes em fanatismos! é regredirmos ao tempo das ditaduras... enfim, mais um retrocesso grave da Igreja Católica no caminho da sua evangelização...

PS: Acabaste de ler isto? então lembra-te pecaste outra vez!