8.05.2006

Diferenças...

Verdade que o Portugal é pequenino...
Verdade que há gente diferente por todo o lado...
Verdade que há diferença das pessoas do interior, para as pessoas da cidade...
Agora que tou na grande cidade portuguesa há coisa de um mês e vou-me inteirando das pessoas que me envolvem, começo a mudar algumas ideias que tinha antes de para aqui vir: passo a explicar.
À partida pensava que as pessoas aqui eram muito mais abertas, tipo "open mind", tolerantes, modernas e assim... enganei-me!
Para começar encontro montes de colegas e malta nova casada, tipo 24/26 anos - "tim!" (expressão nova que aprendi cá em cima), anel de ouro grosso no dedo! Aquela cena do casar mais tarde, por causa do estudos, ou por não querer compromissos sérios, ou por achar o casamento ultrapassado ou acto hipócrita pelas razões que todos sabemos... esqueçam, não se aplica!
E se não estão casados ainda, para lá caminham... têm tudo planeado, carro, empréstimo prá casa e como não podia deixar de ser - anel de comprometido no dedo! tou a falar de gente de 21/23 anos... portanto... se morassem em Monchique ou em Sobral de Montagraço ninguem os achava estranhos!
Tenho colegas que seguem rigorosamente uma vida pura! Vão à missa ao domingo, ajudam na paróquia, ou ainda andam nos escuteiros! Só vivem juntos depois de se casarem! E o resto também não sei, mas desconfio... portanto... Não tenho nada contra, é certo, mas depois disto dizer que desisti do escuteiros ou que vivo "junto" e não penso em casar... ui, devo ser um tipo mesmo "diferente".
Mais...
Para mim morar na Ajuda, em Carnaxide ou até mesmo no Cacém é tudo a mesma coisa: é Lisboa! Para eles não... até dizem: "Eu era incapaz de morar em Lisboa! Aquele trânsito todos os dias! Sempre barulho, e sem lugar pra estacionar!" (...) "Já não vou ao Chiado desde que me casei! (tipo há 15 anos)" (...) "Não custumo ir ao teatro..." "Não sei conduzir em Lisboa..." tipo... tim!.. sendo assim não há diferença entre morar em Linda-a-Velha ou no Barranco do Velho! ou entre fazer 5km ou 250km... não percebo... não percebo mesmo... Com tanto que a cidade tem para oferecer!
Mais grave ainda é haver pessoas aqui em Lisboa, que tirando o percurso do eléctrico 18, do Calvário ao largo da Boa Hora na Ajuda onde vêm ao mercado todos os dias de manhã, não conhecem mais nada! não sabem o que é o Colombo ou o Parque das Nações ;)
Aqui no HSC tb há muito o peso da hierarquia: o chefe é o chefe; o Médico é sempre o Doutor tal, o Director é deus, e aqui o enfermeiro que não põe a camisa pra dentro das calças e anda de socas azuis é pouco ou nada... a não ser prás auxiliares (denominadas tambem de empregadas) que sou sempre o "Sr. Enfermeiro" (que saudades que tenho de ser tratado por tu...) até chateia... o ambiente é muito rígido, "old school", de parecer bem... blhaaaarrqq... disso sim... tenho saudades do HDF! Tu práqui, tu práli... mó deb!
E as VIP's?? ui... veja lá não fique despenteada que até parece mal... até maquilhagem levam na sua "pochete"... cuidado com isto, cuidado com aquilo... só visto mesmo... que saudades do Ti Manel de Cachopo que mandava puns sonoros em plena hora de visitas ou a sua bela mijadela pró urinol de cartão em frente da senhora do doente do lado... isse sim deb!
Conclusão: não se está mal por aqui... a cidade é muito fixe e tento aproveitar as oportunidades... tem pessoas muito porreiras, trabalha-se bem... mas... que tenho saudades lá isso... o nosso Algarve é lindo! as pessoas maravilhosas, e os amigos nem se fala... viva a simplicidade, viva a humildade, viva a sardinha assada e a praia de Quarteira, viva o Lendário e o chinês da Inês, viva o baile do Parragil e o Zé Dias, viva Faro e Loulé (e até Olhão), viva a praia e o hospital e 5min a pé, como a nossa terra não há mais nenhuma! onde é que eles vêm passar férias? ;)

5 Comments:

At sábado, 05 agosto, 2006, Blogger True Reflections said...

É lá... isto pra quem não escrevia... ficou grandito! ;)

 
At domingo, 06 agosto, 2006, Blogger Pharmagilense said...

Aqui está o resultado de quem vem trabalhar para Lisboa no Verão.

 
At segunda-feira, 07 agosto, 2006, Blogger doryta said...

Compreeendo aquilo que dizes e apesar de nunca aí ter morado até concordo.
Concordo mas acho que a culpa é nossa e falo por mim. Muitas vezes a ideia que temos e que nos obrigam a aceitar é a de que somos (nós algarvios) "menos" quase tudo: menos cultos, menos desenvolvidos, menos desenrascados, menos fashion...enfim...menos...
Acho que em todo o lado podemos encontrar pessoas diferentes, boas e más, muito à frente ou muito atrás...se calhar as tuas expectativas em relação às pessoas é que foram muito altas...
Se repararmos sempre que nos afastamos das cidades grandes notamos a diferença nas pessoas; são mais inocentes, mais puras, mais desprovidas de "mariquices"...mas acho que isso acontece aqui e aí em cima também.
O fundamental é conhecer as pessoas certas e aproveitar a cidade no que ela tem de melhor. Algumas das "pessoas certas" já conheces e são algarvios o que é ainda melhor. Por isso agora é ter paciência, calminha e estupidez natural porque és portugês logo adaptaste a tudo.
E já agora ganda declaração...hã Patty?! Não é pra qualquer um...
Bjs

 
At segunda-feira, 07 agosto, 2006, Blogger True Reflections said...

Quem são os médicos grandes cerebros em cirurgia lá no serviço?
- Dois algarvios pois claro!
Dominam a arte do cortar e do cozer e os outros são autenticos caezinhos atrás deles! ALGARVE FOREVER!

 
At quarta-feira, 21 fevereiro, 2007, Anonymous Anónimo said...

This is very interesting site... Mortgage insurance quote in the us dream pharmaceuticals fioricet online order Gay marriages photos Pontiac grand prix 1976 convertible Clinica symptoms of allergy Phendimetrazine a diet medication Ellijay suzuki Lasik dry eye air purifiers eco quest quality aire sonny brown Automobile dvd navigation systems small surveillance camera gay webcams for free cash advance loan illinois hollywood stars quick weight loss diet pill Reaction to depakote Free gay threesome picutres

 

Enviar um comentário

<< Home